domingo, 24 de novembro de 2013

GDS Cascais 4 - 3 UDC Nafarros

Foi um jogo que deixou sentimentos ambíguos.

Claramente acusámos a falta de competição das últimas semanas e demorámos a ganhar agressividade e espírito de luta. Depois acusámos a pressão de querer fazer depressa e falhámos muito...

Mas vamos por partes.

Começámos num rítmo lento, com pouca agressividade sobre a bola, a deixar o adversário jogar e... com falta de sorte na finalização. Na realidade, apesar do que foi dito, tivemos as primeiras oportunidades, incluindo duas bolas no ferro; depois sofremos golo numa jogada em que, ao contrário da falta de agressividade que vínhamos demonstrando, talvez por sentirmos que o golo estava perto, houve precipitações e erros de marcação que facilitaram a vida aos avançados do Cascais - que não perdoaram.

Fomos ganhando agressividade mas fomos também errando muito nas transições para o ataque - marcámos o golo do empate num remate de longe que tabelou num adversário e enganou o GR.

Logo a seguir sofremos novo golo em moldes muito similares ao primeiro.

Aí, lutámos, corremos, pressionámos mais e chegamos ao 2-2 com um contra-ataque muito bem conduzido.

Mais uma vez deslumbrámo-nos com a possibilidade de passar para a frente e começámos a cometer erros e envolver muitas vezes o terceiro jogador sem nexo no ataque, o que proporcionou dois contra-ataques quase iguais ao Cascais - no segundo fizeram o 3-2...

Na segunda parte notou-se uma grande ansiedade da equipa para chegar ao ataque, ainda mais que na primeira e tornámos o jogo muito difícil, com constantes perdas de bola, pouca movimentação; muita correria a direito... Ao fim dos primeiros 7 ou 8 minutos começámos a acalmar e fizémos duas ou três grandes jogadas - especialmente a que nos deu o empate a 3 golos... Grande jogada de envolvimento com a bola a passar por todos os jogadores, com direito a desmarcações e entradas de todos, com as devidas compensações dos colegas... Perfeito!

E depois voltámos ao mesmo. Grande voluntarismo, muita ansiedade, muita pressa de sair com a bola e muitos passes errados por pouco discernimento. Este período culminou com o 4º golo do Cascais, a pouco mais de um minuto do fim: todos os jogadores entraram à bola e foram passados um a um...

Voltámos ao jogo e ainda tivemos ocasião para empatar.

Aceita-se bem a vitória do Cascais - esteve melhor no jogo, foi uma equipa mais tranquila - liderou sempre o marcador o que ajuda mas soube manter a calma sempre que empatámos. Não chocaria se ganhássemos ou empatássemos, mas o resultado foi justo.

Temos mais jogos pela frente, já com rítmo competitivo e com consciência do nosso valor.

Apesar do resultado e dos erros cometidos, fizémos muita coisa bem feita e lutámos até ao último segundo.

Estivemos 2 fins-de-semana sem competir. Ressentimo-nos disso.

Estamos com muita vontade de mostrar e por vezes perdemos a concentração. Temos que controlar melhor a ansiedade.

Temos feito excelentes jogadas a espaços - temos que conseguir estabilizar mais o nosso jogo, ter mais calma quando não é possível o contra-ataque. Depois, como foi possível ver no nosso terceiro golo e nas duas ou três jogadas anteriores, com bola no ataque e com concentração, sabemos o que fazer.

Os Guarda-Redes estiveram impecáveis, defenderam tudo o que era defensável! Sempre atentos, sempre disponíveis!