terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

UDC Nafarros 8 - 8 AD Oeiras B

Foi um jogo pobre da nossa parte...

Entrámos muito displicentes no jogo e, quando demos por isso, estávamos a perder por 4-0!!!

Lutámos, recuperámos, chegámos a estar a ganhar por 8-7, mas nunca jogámos bem!

Parabéns pela reacção à adversidade, pelo inconformismo.

Temos é que jogar mais hóquei; defender mais concentrados, não oscilar entre os extremos da total passividade e do entrar à bola; atacar de forma mais colectiva, mais envolvente, criar os desequilíbrios pela força do colectivo.

Sabemos fazê-lo (já o temos feito) mas para isso temos que ter mais auto-controlo, menos ansiedade e acima de tudo, índices de concentração muito mais elevados!

De qualquer forma, pela garra e pela resistência à adversidade, parabéns.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Taça APL, S13 - 1ªf. s.C - calendário oficial

O nosso calendário oficial (já com a alteração dos jogos com o Alenquer) para a primeira fase, série C da Taça APL sub-13 é:

23.02.2014 Domingo 16h00 (Casa) AD Oeiras [B]

08.03.2014 Sábado 18h00 (Casa) HC Sintra

09.03.2014 Domingo 16h15 (Fora) AJ Salesiana [A]

16.03.2014 Domingo 17h15 (Casa) AA Amadora

21.03.2014 6ªfeira 21h00 (Casa) S Alenquer e Benfica

23.03.2014 Domingo 15h30 (Fora) AD Oeiras [B]

30.03.2014 Domingo 18h00 (Fora) S Alenquer e Benfica

04.04.2014 6ªfeira 21h00 (Fora) HC Sintra

06.04.2014 Domingo 16h00 (Casa) AJ Salesiana [A]

10.04.2014 5ªfeira 20h30 (Fora) AA Amadora

domingo, 9 de fevereiro de 2014

UDC Nafarros 5 - 4 AJ Salesiana

Uma vitória importante...

O jogo teve três fases distintas... A primeira, que coincidiu com a primeira parte do jogo, depois, na segunda parte, até chegarmos aos 5-2 e a fase final, de algum desgoverno e ansiedade...

Na primeira parte, por duas vezes corremos atrás do resultado mas com cabeça, concentrados, a defender bem. Estivemos duas vezes a perder, com golos infelizes, mas estivemos sempre por cima no jogo jogado, mais organizados a defender e, mesmo com alguma ansiedade aqui e ali, circulamos a bola, criámos espaços e, tivéssemos tido melhor finalização, podíamos ter fechado o jogo logo ali.

Na segunda parte entrámos bem, agressivos, concentrados a defender mas a assumir a nossa superioridade, a arriscar mais mas bem equilibrados quase sempre. Chegámos, com alguma naturalidade, aos 5-2 e podíamos ter ampliado mais a vantagem nesse período.

Depois... Os nervos imperaram, a ansiedade de marcar mais, quando se pedia calma e controlo do jogo, e começou a acontecer o que, até aí se tinha conseguido evitar - desequilíbrios a atacar (3 jogadores a subirem permanentemente e a deixarem 1 sozinho atrás). Sofremos um golo e... entrámos no jogo da correria, como se tivéssemos que ganhar por muitos... sofremos mais um golo, muito perto do fim e, quando devíamos ter guardado a bola voltámos à correria...

Ganhámos, justamente, com boa atitude defensiva, alguns bons movimentos ofensivos, boa entrada na segunda parte e, no geral, merecíamos até melhor resultado.

Parabéns.

Agora vamos à Taça APL...

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

GC Odivelas 4 - 3 UDC Nafarros

Inexplicavelmente, quando parecía que começávamos a jogar de forma colectiva, com boas jogadas, bons entendimentos e sem grandes desequilíbrios - mesmo se sem conseguirmos ser constantes e com os erros a serem sempre muito penalizadores... Inexplicavelmente, voltámos atrás uns meses...

Total inoperância defensiva - anarquia será o termo certo... A sensação de que existe um elástico que nos prende à baliza adversária - só patinamos rápido num sentido... Incapacidade de recuar para criar espaços, com os jogadores a acumularem-se na frente da baliza e a procurar, em desespero, a "molhada"...

Não é que não tenhamos tentado "fazer jogadas", mas o jogo tem muito mais que isso, como ficou amplamente demonstrado.

Jogar hóquei é um processo colectivo, que envolve todos os jogadores da equipa em cada acção - mesmo numa acção individual, se os colegas forem para cima do portador da bola e arrastarem para lá os defesas, inutilizam essa acção... Se o jogador que está "frente à baliza" ficar lá parado, é mais um obstáculo, etc.. O hóquei em patins, joga-se também sem bola - joga-se criando espaços, aparecendo nos espaços, puxando defesas, bloqueando, dando soluções de passe e ainda, muito importante, mantendo o equilíbrio da equipa. Todas estas tarefas "ofensivas" têm que ocorrer nos 3 jogadores que estão sem a bola em cada momento (da mesma forma que o portador da bola deve tomar a melhor opção para a equipa e não a que garante que é ele a finalizar)... Nenhuma destas tarefas é exclusiva de 1 ou 2 jogadores - são de todos os que estão em campo.

No mesmo sentido, a defender, não nos podemos preocupar só com "o meu" jogador! O objectivo primário é proteger a baliza, depois ganhar a bola e só depois fazer a transição para o ataque. Estar na posição de espectador (a ver o jogo passivamente) ou estar "já em ataque" ou preocupado primariamente com o ataque enquanto se defende redunda nestes resultados. Mais uma vez, proteger a baliza é obrigação de todos os jogadores que estão em campo e começa no instante em que se perde a bola!

Perdemos porque esqueçemos todos os princípios básicos do jogo em qualquer dos seus momentos. Fomos um grupo de jogadores... Sempre 5 em campo, mas nunca uma equipa.

Parabéns ao Odivelas que manteve sempre a sua ideia de jogo, nunca se desposicionou, mesmo a perder por 2-0 (!) e manteve sempre o equilíbrio.