segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

GC Odivelas 4 - 3 UDC Nafarros

Inexplicavelmente, quando parecía que começávamos a jogar de forma colectiva, com boas jogadas, bons entendimentos e sem grandes desequilíbrios - mesmo se sem conseguirmos ser constantes e com os erros a serem sempre muito penalizadores... Inexplicavelmente, voltámos atrás uns meses...

Total inoperância defensiva - anarquia será o termo certo... A sensação de que existe um elástico que nos prende à baliza adversária - só patinamos rápido num sentido... Incapacidade de recuar para criar espaços, com os jogadores a acumularem-se na frente da baliza e a procurar, em desespero, a "molhada"...

Não é que não tenhamos tentado "fazer jogadas", mas o jogo tem muito mais que isso, como ficou amplamente demonstrado.

Jogar hóquei é um processo colectivo, que envolve todos os jogadores da equipa em cada acção - mesmo numa acção individual, se os colegas forem para cima do portador da bola e arrastarem para lá os defesas, inutilizam essa acção... Se o jogador que está "frente à baliza" ficar lá parado, é mais um obstáculo, etc.. O hóquei em patins, joga-se também sem bola - joga-se criando espaços, aparecendo nos espaços, puxando defesas, bloqueando, dando soluções de passe e ainda, muito importante, mantendo o equilíbrio da equipa. Todas estas tarefas "ofensivas" têm que ocorrer nos 3 jogadores que estão sem a bola em cada momento (da mesma forma que o portador da bola deve tomar a melhor opção para a equipa e não a que garante que é ele a finalizar)... Nenhuma destas tarefas é exclusiva de 1 ou 2 jogadores - são de todos os que estão em campo.

No mesmo sentido, a defender, não nos podemos preocupar só com "o meu" jogador! O objectivo primário é proteger a baliza, depois ganhar a bola e só depois fazer a transição para o ataque. Estar na posição de espectador (a ver o jogo passivamente) ou estar "já em ataque" ou preocupado primariamente com o ataque enquanto se defende redunda nestes resultados. Mais uma vez, proteger a baliza é obrigação de todos os jogadores que estão em campo e começa no instante em que se perde a bola!

Perdemos porque esqueçemos todos os princípios básicos do jogo em qualquer dos seus momentos. Fomos um grupo de jogadores... Sempre 5 em campo, mas nunca uma equipa.

Parabéns ao Odivelas que manteve sempre a sua ideia de jogo, nunca se desposicionou, mesmo a perder por 2-0 (!) e manteve sempre o equilíbrio.