segunda-feira, 14 de julho de 2014

SC Tomar 12 - 6 UDC Nafarros

Apesar do resultado fizémos, enquanto tivemos força, um grande jogo.

Excelente primeira parte, dominadora, forte, rápida, bem a defender - com melhor finalização podíamos ter feito um parcial bem mais dilatado. Até começámos a perder mas demos a volta e chegámos ao fim do primeiro período a ganhar por 4-3.

No segundo período estivemos bem, defendemos razoavelmente e fizémos alguns bons contra-ataques. Parcial de 0-2, a deixar o resultado em 4-5.

No terceiro período, enquanto tivémos pernas jogámos muito bem, e só pelo cansaço acabámos por não só não encurtar distâncias como ainda por sofrer dois golos mesm no fim deste período que ditaram o parcial de 2-3 e fixaram o resultado no final deste período em 6-8.

No quarto tempo, sem pernas, jogámos menos bem, mais lentos e acusámos o já estarmos a baixar o rítmo "em fim-de-época" e estarmos a jogar contra a equipa que ía disputar a final-four desta competição no fim-de-semana seguinte.

Uma palavra para o nosso adversário, sempre organizado, muito bem colectiva e individualmente, a valorizarem bem o nosso desempenho e obrigados a correr quase até ao fim para garantirem a vitória.

Descontando o cansaço, grande jogo nosso, frente a um adversário muito bom.

UDC Nafarros 1 - 13 Parede FC

Foi um jogo sem grande história.

Começámos bem defensivamente, com uma marcação Homem-a-Homem eficaz, a obrigar o Parede a errar muito e a não ter soluções para entrar na nossa defesa. Perderam por 2 vezes a bola por ultrapassarem o tempo de ataque.

O nosso contra-ataque nunca saiu, ora por erros no passe, ora por más decisões na saída. Em ataque organizado fomos lentos e também acabamos a perder a bola 2 vezes por ultrapassar o tempo de ataque.

Depois sofremos um golo a pouco menos de 4 minutos do fim do primeiro período e a defesa desmoronou-se. Quebrámos completamente em termos anímicos e sofremos mais 5 golos.

Ainda marcámos um golo e chegámos ao fim da primeira parte a perder por 1-6.

Os restantes períodos foram do mesmo teor, muita lentidão nossa, algumas desconcentrações, e o resultado avolumou-se naturalmente, com parciais de 0-2, 0-4 e 0-1.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

GDR Lobinhos 10 - 4 UDC Nafarros

Incompreensivelmente, tudo saiu mal. Pouca velocidade, pouca movimentação, muita lentidão no passe, na finta, no remate... E muito pouca atitude a defender...

O resultado diz tudo...

Não houve propriamente falta de vontade, houve foi muita lentidão...

Perdemos todas as partes, justamente!

Parabéns ao Rodrigo que se estreou a marcar.

Sexta temos novo jogo, e esperamos que as coisas corram bem melhor.

Continua a achar que somos muito melhores que o que temos feito! Temo-lo mostrado a espaços. Falta consistência, capacidade de manter a concentração e uma atitude mais competitiva.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

UDC Nafarros 10 - 11 AD Oeiras

Início terrivel do jogo da nossa parte.

Nos primeiros 10 minutos estivemos totalmente alheados do jogo. Não pressionámos, não defendemos, não corremos, não disputámos uma bola em condições. Os 1-4 do final deste período eram mais do que justos!

No segundo período continuámos a senda do primeiro até estarmos a perder por 1-6... Depois estivemos mais equilibrados, especialmente a defender e trocámos muito mais a bola. Empatámos este período 2-2 (3-6 ao intervalo).

No terceiro período entrámos muito bem, concentrados, pressionantes, a defender bem e a trocar a bola rápido. Marcámos três golos rapidamente e empatámos o jogo. Depois descomprimimos um bocado, aliviámos a pressão e passámos a defender menos bem, a chegar um bocadinho mais tarde à bola... Ainda fizémos o 7-6 mas permitimos o empate.

No quarto período voltámos a entrar bem mas fomos perdendo gás. O resultado final acaba por ser injsto pelo que fizémos nas três últimas partes...

De ressalvar que ao não contar o tempo de anti-jogo o árbitro prejudicou grandemente a pressão alta que fizémos - na maior parte das jogadas o Oeiras não tería conseguido fazer a transição dentro do tempo regulamentar (5 ou 10 segundos, conforme o caso)...

Um golo que não entrou (o 0-3) e um com o patim (9-10) também pesaram nas contas finais.

Mas na realidade perdemos porque demos o primeiro período de avanço - porque não tínhamos a cabeça no jogo, não fomos equipa, não fomos humildes.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Calendário Oficial até final da época

O Calendário da Taça Inter-Regiões da APL dita os seguintes jogos (as datas e horas indicadas são definitivas):


10.06.2014 Feriado [jogo #3312] 11h00 (Casa) AD Oeiras [B]

15.06.2014 Domingo [jogo #3313] 16h30 (Fora) GDR Lobinhos

20.06.2014 Sábado [jogo #3316] 21h00 (Casa) Parede FC

29.06.2014 Domingo [jogo #3318] 16h15 (Fora) SC Tomar

domingo, 1 de junho de 2014

UDC Nafarros 4 - 11 SC Tomar

Um registo semelhante ao jogo anterior...

No primeiro período fomos marginalmente superiores mas com um grande déficit de finalização. Terminámos o período a perder por 0-1 com um resultado manifestamente injusto. No geral não defendemos mal e saímos sempre bem para o contra-ataque e com boa posse de bola e conseguimos muitas situações de finalização que não deram golo por detalhes.

No segundo período foi ao contrário. Jogámos bem, mais em transições, menos posse de bola. Foi a vez de o nosso adversário ser marginalmente superior mas repôs-se a justiça no resultado... Os 2-2 no final do segundo período eram um resultado justo.

No terceiro período o jogo foi equilibrado, jogámos razoavelmente mas tivemos menos atenção a defender. Algumas perdas de bola desnecessárias impediram-nos de acalmar e fazer um jogo mais parecido com o do primeiro período, com mais posse de bola... O parcial 2-4 deste período, mesmo assim foi exagerado.

Como na parede, no quarto período desconcentrámo-nos e deixámo-nos influenciar por factores "externos" como a arbitragem. Com essa desconcentração, e com o cansaço acumulado quebrámos e perdemos esse período com um parcial pesado de 0-5.

Mais uma vez, quer no terceiro quer no quarto períodos estivemos mal na finalização - criámos boas oportunidades, com boas jogadas mas falhámos no último toque.

Apesar das nossas limitações, um jogo razoável com um resultado que não espelha o equilíbrio do jogo.

Mais uma vez um passo no sentido certo - está a faltar-nos calma na última parte para discutirmos os resultados até ao fim.

domingo, 25 de maio de 2014

Parede FC 9 - 2 UDC Nafarros

No geral um bom jogo com um mau 4º período...

Excelente primeiro período, jogado "taco-a-taco", boas combinações, boa atitude defensiva, a criar dificuldades na transição ao nosso adversário... Com um não provocado na transição ofensiva oferecemos o primeiro golo. Empatámos, estivemos perto de passar para a frente várias vezes (incluindo um remate ao poste a finalizar uma excelente jogada). Sofremos um golo do nosso adversário... No final do primeiro período estávamos a perder por 1-2. Resultado aceitável...

O segundo período foi mais trapalhão e fomos pressionados o tempo todo. Excelente atitude defensiva, muita entrega e entreajuda (mesmo que com alguma desorganização à mistura) e algumas boas defesas do GR ajudaram a que o resultado fosse um parcial de 0-1. Ou seja, 1-3 e estavamos no jogo!

No terceiro período, com algum cansaço a começar a acumular, estivemos bem. Não tão bem como no primeiro mas com o mesmo parcial... Quando o resultado estava em 2-4 sofremos um livre directo, que deu golo na recarga - de salientar que os nossos adversários já iam no 1/2 campo quando o colega que marcou o livre tocou na bola... Enfim... Isso provocou, claramente, algum descontrolo. Ou seja, pior que o parcial 1-2 foi a forma como surgiu e a sensação de injustiça com que a equipa ficou.

No quarto período, quando estavamos a tentar reacalmar sofremos um golo "estranho"... A bola caiu na cabeça de um dos nossos jogadores (que ficou imediatamente a queixar-se) e o árbitro deixou seguir o jogo com recargas sucessivas até a bola entrar... A partir daí a equipa não conseguiu voltar a jogar o hóquei que tinha vindo a jogar e foi com naturalizade que o resultado cresceu. Um parcial de 0-4 espelha bem o que foi esse 4º período.

Foi pena deixarmos essa má impressão final, até de algum descontrolo, depois de alguns momentos muito bons em que fomos, inclusivamente superiores ao nosso adversário - que é uma equipa forte.

O sentimento de injustiça tem que ser combatido imediatamente quando surge. Não serve de nada ficar a pensar nisso - o foco tem que ser, apenas e só, o jogo. Jogar!!! Com a cabeça totalmente focada no que é preciso fazer. Sabemos bem que com o cansaço e com a emoção do jogo isso é difícil... Se fosse fácil qualquer um fazia!!!

Os três primeiros períodos são o exemplo das dificuldades que, mesmo longe de fazermos tudo perfeito, podemos colocar a qualquer adversário. Enquanto tivemos concentração e entre-ajuda estivemos de igual para igual com o Parede.

domingo, 18 de maio de 2014

UDC Nafarros 5 - 2 GDR Lobinhos

Uma vitória justa, com pontos altos e baixos...

Entrámos nervosos, a perder a bola com algumas precipitações. Bom trabalho defensivo. Depois dos 3/4 minutos crescemos muito em termos ofensivos e na reacção à perda de bola e o jogo ficou "só nosso". Fomos, todavia, muito perdulários na finalização. Se ouve 1 remate à barra e 2 ou 3 jogadas perigosas na nossa baliza, houve vários remates perigosos e muitas jogadas perigosas na área do nosso adversário. O 0-0 no fim do 1º período não espelhou o que se jogou na 1ª parte. Marecíamos ter saído a ganhar.

No segundo período fomos menos consistentes a atacar mas mesmo assim dispusemos das melhores ocasiões. Numa das poucas penetrações pela lateral do nosso adversário, um remate enrolado muito bem feito adiantou os Lobinhos no marcador. Mais uma vez perdemos várias ocasiões de golo - o nosso adversário também falhou 2 ou 3 contra-ataques perigosos.

No intervalo 0-1 para os Lobinhos e os GR de ambas as equipas com nota elevada.

No terceiro período entrámos muito fortes, sempre em pressão, sempre a jogar no meio ringue adversário e passámos para 2-1 com justiça. Ofensivamente fizemos muitas boas jogadas (o primeiro ´golo é uma jogada muito boa de toda a equipa) falhámos muitos golos e podíamos ter feito um resultado muito dilatado. Mas como passámos a só olhar para a baliza do nosso adversário, esquecemo-nos da nossa, desequilibrámo-nos e acabámos a permitir o empate. No final do terceiro período 2-2 a castigar a nossa pouca sorte na finalização e alguns erros defensivos.

No quarto período a nossa maior qualidade ofensiva veio ao de cima, fizémos 3 golos sem resposta e fixámos o resultado em 5-2 a nosso favor. Mas contámos também com alguma ineficácia do ataque dos Lobinhos e com a qualidade do trabalho do nosso GR. Esquecemo-nos muitas vezes de defender, de recuperar defensivamente, de pressionar.

Ganhámos com mérito absoluto, fomos sempre melhores, mais colectivos, mais equipa. Fizemos muitas boas jogadas. Em alguns momentos pusemos velocidade no jogo e encostámos o adversário atrás.

Com equivalente trabalho defensivo somos uma equipa forte.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

AD Oeiras [B] 7 - 11 UDC Nafarros

Bom jogo, vitória justa - que peca por termos consentido alguns golos desnecessários.

Pelo jogo que fizémos em 3 das 4 partes, merecíamos uma vantagem mais dilatada.

Excelente atitude, pressionante, concentrada, disponível de todos na primeira parte. O parcial de 3-0 a nosso favor foi escasso para as oportunidades que criámos.

Na segunda parte, novamente boa atitude, menos concentração a defender e um parcial de 2-2 que se adequa ao jogo.

Na terceira parte entrámos a marcar e deslumbramo-nos... Passámos a ser mais displicentes, menos disponíveis para pressionar e jogar em equipa, menos solidários, mais individualistas - repetindo erros de outros jogos - e obtivemos um parcial de 1-3 que premiou o empenho e a determinação superiores do nosso adversário neste período.

Na quarta parte rectificámos a nossa postura, voltámos a estar melhor a defender, e com uma reacção forte à perda de bola. Apesar do cansaço que tolheu os movimentos nalguns lances ofensivos, fizémos um parcial de 5-2. Neste período foi importante resistir à tentação de jogar "com tudo para a frente", boa concentração e algumas boas jogadas. Resistimos à pressão do final do período (em que estávamos apenas 1 golo à frente) e ampliamos justa e naturalmente o resultado.

Uma palavra para o nosso adversário que nunca nos facilitou a vida, estiveram sempre no jogo e a acreditar.

No geral, bom jogo, rápido, vivo, interessante e com alguns bons momentos de hóquei em patins.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Taça Inter-Regiões (sub 13) Calendário Jogos

O Calendário da Taça Inter-Regiões da APL dita os seguintes jogos (as datas e horas indicadas são definitivas - excepto se houver indicação em contrário):

11.05.2014 Domingo [jogo #3302] 17h00 (Fora) AD Oeiras [B]

18.05.2014 Domingo [jogo #3303] 11h00 (Casa) GDR Lobinhos

24.05.2014 Sábado [jogo #3306] 16h00 (Fora) Parede FC

31.05.2014 Sábado [jogo #3308] 19h00 (Casa) SC Tomar (pode mudar para Domingo 1/6 - sujeito a confimação)

10.06.2014 Feriado [jogo #3312] 16h00 (Casa) AD Oeiras [B] (pode mudar horário)

15.06.2014 Domingo [jogo #3313] 16h30 (Fora) GDR Lobinhos

21.06.2014 Sábado [jogo #3316] 16h00 (Casa) Parede FC

29.06.2014 Domingo [jogo #3318] 16h15 (Fora) SC Tomar

segunda-feira, 21 de abril de 2014

UDC Nafarros 1 - 10 AJ Salesiana [A]

Um jogo que ficou condicionado pela finalização.

Sem termos jogado bem, lutámos e o jgo foi bem mais equilibrado do que o resultado faz parecer. Simplesmente a Salesiana teve uma percentagem de finalização das sua oportunidades muito grande - perante, por vezes, alguma apatia nossa - e nós esbarramos sistematicamente com os GR adversários, acabando com uma taxa de concretização muito baixa.

Apesar de tudo, bem melhor que o jogo da véspera.

Vem aí um novo grupo, uma nova fase, vamos acreditar e crescer!

AA Amadora 19 - 1 UDC Nafarros

Foi um jogo sem história.

O marcador foi andando, naturalmente. A AAA foi superior durante todo o jogo - o jogo só foi mais equilibrado nos períodos curtos em que os jogadores com mais andamento da AAA descansaram.

De resto, mesmo individualmente estivemos abaixo das nossas capacidades, com uma dose elevada de apatia que por vezes se abate sobre a equipa...

sábado, 5 de abril de 2014

HC Sintra 8 - 2 UDC Nafarros

Apesar do resultado pesado, estivemos bem melhor que o jogo anterior.

Muito melhores a defender, com alguns bons contra-ataques (continuamos a ter má qualidade no passe e pouca movimentação para dar soluções aos colegas - que, em posse, procuram ainda, muitas vezes, a definição individual da jogada...).

Mas, acima de tudo, grande entrega. Do princípio ao fim sempre a tentar, sempre a recuperar com vontade, a lutar contra o deficit físico e a tentar sair rápido. Muito maior equilíbrio nas acções (só permitimos 4 ou 5 contra-ataques em todo o jogo e quase sempre em igualdade numérica - só numa jogada permitimos o 2×1.

Sofremos os golos quase todos por má definição no momento defensivo - uma marcação menos em cima, não sair ao remate, não vir em apoio dos jogadores de trás, etc.. Em 6 dos 8 golos (os outros 2 foram contra-ataque 2×2 e 2×1) foram pequenos detalhes que os ditaram - mais que a movimentação do adversário, a nossa distração momentânea...

A insegurança no passe tolhe-nos os movimentos ofensivos, impede-nos de descansar com bola e aumenta a nossa ansiedade. Este facto advém da pouca disponibilidade para aparecer no espaço, para jogar sem bola, deixando a responsabilidade de fazer a bola chegar aos colegas no portador da bola. Fazemos razoavelmente isto nos treinos mas não estamos a fazer nos jogos.

Por fim, o nosso contra-ataque até funcionou, conseguimos diversas ocasiões na cara do GR adversário (1×0), um penalti, várias jogadas 2×1 - e não marcámos... Com melhor concretização (menor ansiedade, mais calma na definição)...

O Sintra jogou melhor com bola, pressionou alto e ganhou com justiça... Mas se tivéssemos definido melhor nalguns momentos quer na defesa, quer no ataque, com o mesmo jogo, o resultado sería bem mais equilibrado - o que sería justo.

segunda-feira, 31 de março de 2014

O que falta do calendário da 1ª fase Taça APL (ACTUALIZADO)

04.04.2014 6ªfeira 20h30 (Fora) HC Sintra

10.04.2014 5ªfeira 20h30 (Fora) AA Amadora

11.04.2014 6ªfeira 20h15 (Casa) AJ Salesiana [A]

S Alenquer B 18 - 1 UDC Nafarros

É muito difícil escrever sobre este jogo...

Ou seja, é fácil no sentido em que não fizémos nada do que é suposto: defendemos muito mal - atacámos muito mal.

Vínhamos de dois jogos nos quais, durante a maior parte do tempo, tivemos boa postura defensiva, com solidariedade, entrega, sentido posicional e entre-ajuda e - mesmo se com bola não fomos brilhantes -, com bons momentos atacantes... Este jogo significa um enorme SALTO atrás.

Fomos pressionados, jogámos contra uma equipa mais forte, mais evoluída, mas o descalabro, que o resultado nem traduz, não se explica só pela força do adversário - nós não fomos a jogo! Sabemos e temos obrigação de fazer muito mais.

Temos mais jogos pela frente, vamos, concerteza, dar uma imagem bem diferente das nossas capacidades já no próximo jogo!

Sabemos que valemos muito mais do que mostrámos em Alenquer - vamos por isso no campo!

domingo, 23 de março de 2014

AD Oeiras B 4 - 6 UDC Nafarros

Bom trabalho defensivo ao longo de todo o jogo.

Demorámos muito a entrar no jogo, muito nervosos, muito inseguros e chegámos ao fim do primeiro período a perder 0-1. Apesar disso fizemos um bom trabalho defensivo mas perdemos a bola com muita facilidade.

No segundo período defendemos bem melhor que com o Alenquer e ainda tivemos um livre directo contra - 1-1 neste parcial (a deixar o resultado ao intervalo em 1-2) é justo e premeia o trabalho defensivo de toda a equipa.

Nas terceira e quarta partes, mais calmos, ambiciosos, com menos medo de ter bola, assumir o jogo e com mais qualidade e critério no passe, virámos o resultado, primeiro com um parcial de 3-2 que empatou o jogo (4-4) e depois com um quarto tempo todo nosso, com muita superioridade sobre o nosso adversário, sempre a partir de uma defesa sólida e solidária, concluímos o jogo com um parcial de 2-0 que fechou o resultado em 6-4.

Mais uma vez, se a finalização estivesse em melhor plano, tínhamos feito um resultado bem mais robusto.

Com calma, confiança nas nossas capacidades desde o início, com um trabalho defensivo sólido e boa qualidade de circulação de bola e boas penetrações, podemos fazer ainda melhor durante todo o jogo.

De qualquer forma, parabéns, um jogo conseguido.

UDC Nafarros 3 - 11 S Alenquer B

Um jogo com fases muito distintas.

Assumimos as nossas limitações e jogámos mais atrás, mais fechados, a tentar sair rápido para o contra-ataque.

No primeiro tempo conseguimos esse objectivo, defendendo bem, com boas saídas para o contra-ataque. Um punhado de boas defesas de cada lado mantiveram o resultado em branco. 0-0 no fim do primeiro tempo.

No segundo tempo um parcial muito pesado. Lutámos com as nossas limitações mas também cometemos alguns erros que já não se admitem, especialmente nas transições. O parcial de 1-7 nesta parte diz tudo...

O resto do jogo foi equilibrado, com parciais de 0-2 e 2-2 nas terceira e quarta partes. Muito mais posse de bola do Alenquer mas muito boas saídas para o contra-ataque que, com melhor finalização teriam proporcionado um resultado bem mais equilibrado.

No geral, nas primeira, terceira e quarta partes jogámos bem, especialmente na defesa, finalizámos mal.

segunda-feira, 17 de março de 2014

UDC NAFARROS 2 - 16 AA AMADORA

Fizémos um dos nossos piores jogos - o que nesta altura da época é muito preocupante!

Não tivémos chama, vontade, nenhum colectivo, nenhuma velocidade... Não conseguimos fazer mais de 2/3 passes na mesma jogada.

A Amadora nem teve que se aplicar muito para nos golear. Torna-se incompreensível o apagão colectivo em alguns jogos, a total incapacidade para disputar uma bola dividida, chegar primeiro, ser agressivo a defender, rápido a soltar a bola na transição para o ataque para impedir a pressão do adversário.

Numa frase simples: como equipa valemos praticamente zero, no jogo de ontem.

domingo, 9 de março de 2014

AJ Salesiana A 15 - 1 UDC Nafarros

Péssimo jogo.

Desta vez com uma equipa completa, fizemos um muito mau jogo.

Acusámos muito o jogo da véspera (os escolares também tinham jogado) e, tendo os nossos adversários tido só este jogo este fim-de-semana, a diferença de andamento foi colossal...

Nunca estivemos em jogo, nunca fomos sequer oposição a uma equipa que chegava sempre primeiro à bola, saía sempre mais rápido e estava sempre mais atenta. A marcha do marcador mostra bem como o jogo correu: parciais de 5-0, 3-0, 4-1 e 3-0 mostram que nunca estivemos à altura do adversário.

UDC Nafarros 2 - 11 HC Sintra

O jogo ficou muito difícil pela necessidade de adaptar um jogador a GR.

De realçar o espírito de sacrifício e sentido de equipa do João que foi à baliza.

Ao perdermos um jogador de campo, no entanto, a equipa ficou claramente fragilizada nas suas opções e na sua capacidade de rodar os jogadores e os fazer descansar.

O jogo começou com todos muito nervosos e a cometerem pequenos erros mas, acima de tudo, com boa entrega defensiva. O Sintra marcou o primeiro golo num livre directo muito discutível, mas bem convertido. No fim do primeiro quarto estávamos a perder 0-2.

No segundo quarto estivémos bem até meio e depois começámos a brincar, a jogar individualmente e a ter perdas de bola infantis. Manteve-se a vontade defensiva, senão a organização...

Chegámos ao intervalo a perder 0-5...

No terceiro quarto jogámos muito bem dadas as circuntâncias, criámos inúmeras ocasiões de perigo e podíamos (e devíamos) ter tido um parcial bem melhor. Acabou com 1-6 (parcial de 1-1)...

No quarto quarto, sem possibilidade de rodar jogadores, a frescura física do Sintra veio ao de cima com 4 golos a surgirem nos últimos 5 minutos do jogo.

Bom esforço.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

UDC Nafarros 8 - 8 AD Oeiras B

Foi um jogo pobre da nossa parte...

Entrámos muito displicentes no jogo e, quando demos por isso, estávamos a perder por 4-0!!!

Lutámos, recuperámos, chegámos a estar a ganhar por 8-7, mas nunca jogámos bem!

Parabéns pela reacção à adversidade, pelo inconformismo.

Temos é que jogar mais hóquei; defender mais concentrados, não oscilar entre os extremos da total passividade e do entrar à bola; atacar de forma mais colectiva, mais envolvente, criar os desequilíbrios pela força do colectivo.

Sabemos fazê-lo (já o temos feito) mas para isso temos que ter mais auto-controlo, menos ansiedade e acima de tudo, índices de concentração muito mais elevados!

De qualquer forma, pela garra e pela resistência à adversidade, parabéns.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Taça APL, S13 - 1ªf. s.C - calendário oficial

O nosso calendário oficial (já com a alteração dos jogos com o Alenquer) para a primeira fase, série C da Taça APL sub-13 é:

23.02.2014 Domingo 16h00 (Casa) AD Oeiras [B]

08.03.2014 Sábado 18h00 (Casa) HC Sintra

09.03.2014 Domingo 16h15 (Fora) AJ Salesiana [A]

16.03.2014 Domingo 17h15 (Casa) AA Amadora

21.03.2014 6ªfeira 21h00 (Casa) S Alenquer e Benfica

23.03.2014 Domingo 15h30 (Fora) AD Oeiras [B]

30.03.2014 Domingo 18h00 (Fora) S Alenquer e Benfica

04.04.2014 6ªfeira 21h00 (Fora) HC Sintra

06.04.2014 Domingo 16h00 (Casa) AJ Salesiana [A]

10.04.2014 5ªfeira 20h30 (Fora) AA Amadora

domingo, 9 de fevereiro de 2014

UDC Nafarros 5 - 4 AJ Salesiana

Uma vitória importante...

O jogo teve três fases distintas... A primeira, que coincidiu com a primeira parte do jogo, depois, na segunda parte, até chegarmos aos 5-2 e a fase final, de algum desgoverno e ansiedade...

Na primeira parte, por duas vezes corremos atrás do resultado mas com cabeça, concentrados, a defender bem. Estivemos duas vezes a perder, com golos infelizes, mas estivemos sempre por cima no jogo jogado, mais organizados a defender e, mesmo com alguma ansiedade aqui e ali, circulamos a bola, criámos espaços e, tivéssemos tido melhor finalização, podíamos ter fechado o jogo logo ali.

Na segunda parte entrámos bem, agressivos, concentrados a defender mas a assumir a nossa superioridade, a arriscar mais mas bem equilibrados quase sempre. Chegámos, com alguma naturalidade, aos 5-2 e podíamos ter ampliado mais a vantagem nesse período.

Depois... Os nervos imperaram, a ansiedade de marcar mais, quando se pedia calma e controlo do jogo, e começou a acontecer o que, até aí se tinha conseguido evitar - desequilíbrios a atacar (3 jogadores a subirem permanentemente e a deixarem 1 sozinho atrás). Sofremos um golo e... entrámos no jogo da correria, como se tivéssemos que ganhar por muitos... sofremos mais um golo, muito perto do fim e, quando devíamos ter guardado a bola voltámos à correria...

Ganhámos, justamente, com boa atitude defensiva, alguns bons movimentos ofensivos, boa entrada na segunda parte e, no geral, merecíamos até melhor resultado.

Parabéns.

Agora vamos à Taça APL...

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

GC Odivelas 4 - 3 UDC Nafarros

Inexplicavelmente, quando parecía que começávamos a jogar de forma colectiva, com boas jogadas, bons entendimentos e sem grandes desequilíbrios - mesmo se sem conseguirmos ser constantes e com os erros a serem sempre muito penalizadores... Inexplicavelmente, voltámos atrás uns meses...

Total inoperância defensiva - anarquia será o termo certo... A sensação de que existe um elástico que nos prende à baliza adversária - só patinamos rápido num sentido... Incapacidade de recuar para criar espaços, com os jogadores a acumularem-se na frente da baliza e a procurar, em desespero, a "molhada"...

Não é que não tenhamos tentado "fazer jogadas", mas o jogo tem muito mais que isso, como ficou amplamente demonstrado.

Jogar hóquei é um processo colectivo, que envolve todos os jogadores da equipa em cada acção - mesmo numa acção individual, se os colegas forem para cima do portador da bola e arrastarem para lá os defesas, inutilizam essa acção... Se o jogador que está "frente à baliza" ficar lá parado, é mais um obstáculo, etc.. O hóquei em patins, joga-se também sem bola - joga-se criando espaços, aparecendo nos espaços, puxando defesas, bloqueando, dando soluções de passe e ainda, muito importante, mantendo o equilíbrio da equipa. Todas estas tarefas "ofensivas" têm que ocorrer nos 3 jogadores que estão sem a bola em cada momento (da mesma forma que o portador da bola deve tomar a melhor opção para a equipa e não a que garante que é ele a finalizar)... Nenhuma destas tarefas é exclusiva de 1 ou 2 jogadores - são de todos os que estão em campo.

No mesmo sentido, a defender, não nos podemos preocupar só com "o meu" jogador! O objectivo primário é proteger a baliza, depois ganhar a bola e só depois fazer a transição para o ataque. Estar na posição de espectador (a ver o jogo passivamente) ou estar "já em ataque" ou preocupado primariamente com o ataque enquanto se defende redunda nestes resultados. Mais uma vez, proteger a baliza é obrigação de todos os jogadores que estão em campo e começa no instante em que se perde a bola!

Perdemos porque esqueçemos todos os princípios básicos do jogo em qualquer dos seus momentos. Fomos um grupo de jogadores... Sempre 5 em campo, mas nunca uma equipa.

Parabéns ao Odivelas que manteve sempre a sua ideia de jogo, nunca se desposicionou, mesmo a perder por 2-0 (!) e manteve sempre o equilíbrio.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Biblioteca IR 11 - 3 UDC Nafarros

Foi um jogo fraco da nossa parte.

Se nem sempre atacámos mal (especialmente na primeira parte), defendemos quase sempre mal.

Este jogo foi também uma lição: depois de uma má semana de trabalho, obtivemos o resultado lógico desse trabalho. Fomos uma equipa cansada, sem discernimento e que "entrou em pânico" quando as coisas começaram a não sair com a facilidade que já vínhamos tendo na circulação de bola e na criação de oportunidades.

A defender continuamos a cair sistematicamente às bolas (e a ser ultrapassados) e a recuperar muitas vezes devagar, deixando a defesa muito desequilibrada.

Temos muita coisa para corrigir, a começar por voltar a ter uma postura adequada a uma equipa de hóquei em patins nos treinos!

domingo, 19 de janeiro de 2014

UDC Nafarros 0 - 5 GDS Cascais

É um jogo difícil de comentar sem parecer que se tem "mau perder"...

Na realidade, jogámos bem, no geral.

Não fomos inferiores ao Cascais excepto na finalização.

Cometemos erros (individuais e colectivos) que foram quase todos aproveitados... e não conseguimos aproveitar os erros do nosso adversário - algumas vezes por mérito do Guarda-Redes outras por hesitação ou falta de pontaria nossa...

Circulámos bem a bola, conseguimos durante largos períodos ter o controlo do jogo, conseguimos evitar os contra-ataques do Cascais, consguimos fazer quase sempre bem as transições e ainda tivemos uma mão cheia de situações de contra-ataque... Falhámos rotundamente na finalização.

A defender fomos um pouco atabalhoados - confusos - o que nalguns momentos do jogo nos levou a ficar ansiosos. É preciso melhorar a coordenação defensiva para podermos defender com mais segurança e sair mais vezes para o contra-ataque e aproveitar os desequilibrios do adversário no seu momento ofensivo.

Aqui e ali fomos também laxistas na recuperação defensiva - um aspecto que temos que melhorar urgentemente e que é, acima de tudo, uma questão de postura individual.

Não obstante, os golos sofridos nascem todos de erros individuais (falhas de marcação, falta de pressão no remate do adversário e falhas de concentração do GR).

De qualquer forma, no geral, um bom jogo com má finalização. O placar final resulta claramente desfazado do jogo.